Conteúdo

Teorema de Fubini

Cálculo Diferencial e Integral II
Taguspark,

IST

Da discussão nasce a luz.

Provérbio português

Opiniões

Esta página reúne excertos de opiniões de discentes e docentes sobre o funcionamento da disciplina nos semestres representados neste sítio web. As opiniões dos discentes foram seleccionadas das expressas pelos delegados de curso nos QUCs. As opiniões docentes e a selecção de excertos são do regente.

Opiniões discentes

Opiniões docentes

Tentar tornar as aulas teóricas mais atrativas e acessíveis a todos os alunos ao evitar os detalhes de menor significância e oferecer observações/explicações/exemplos não tão abstratas/os. Aulas teóricas atractivas e acessíveis a todos os alunos é algo inatingível. O objectivo das aulas teóricas não é fornecer compreensão imediata nem apontamentos completos. Os objectivos das aulas teóricas incluem mostrar qual a motivação subjacente aos conceitos, alertar para as dificuldades inerentes, preparar o caminho para o indispensável trabalho posterior do aluno, etc.
Os docentes mostraram-se sempre abertos e disponíveis para tirar dúvidas. A utilização dos horários de dúvidas por parte dos alunos é muito inferior ao desejável.
Nos exercícios disponíveis nas fichas pôr sempre o resultado final e quando possível uma resolução mais detalhada. Um aumento do número de exercícios nestas também seria bastante benéfico para os alunos não terem de andar à procura de mais exercícios. Interpretando como “era desejável que todos os exercícios nas fichas tivessem uma indicação que permitisse validar trabalho realizado”, talvez,... Não haverá aumentos substanciais do número de exercícios nas fichas. Pretende-se que cada ficha seja exequível numa semana. Poderá vir a haver uma lista de exercícios suplementares fora da lista de fichas. Indicam-se outras fontes de exercícios no final da página das fichas de problemas.
Mais tempo de aulas práticas por semana... Inteiramente de acordo. Tal não depende do corpo docente nem do Departamento de Matemática. A actual carga horária é uma decisão do IST e uma consequência do chamado processo de Bolonha.
Resoluções mais detalhadas. Não haverá mais detalhe em resoluções do que o estritamente necessário. Se não consegue entender uma solução escrita provavelmente precisa de consultar o texto do curso, ir a um horário de dúvidas,...
Utilização de meios audiovisuais poderá tornar a aula mais interessante, bem como diminuir a rapidez em que a aula se processa. Diminuir?!
Realizar fichas eletrónicas de forma a que os alunos estejam mais atentos ao que está a ser dado ao longo do semestre, permite que se acompanhe melhor a matéria. É, em princípio, uma ideia razoável e que se espera implementar.
As aulas teóricas estavam muito mal organizadas, não se percebia nada porque o professor dava as aulas muito rápido e falava baixo, mesmo que se ouvisse o professor não era capaz de explicar de forma clara e detalhada aos alunos. Relatórios de delegados pouco cuidados podem transformar críticas discutíveis mas admissíveis em frases de credibilidade duvidosa...

 


Última actualização: João Palhoto Matos em 10/10/2016 13:33:02.